REVISÃO DE ANATOMIA E CORRELAÇÕES CLÍNICAS DO TRONCO ENCEFÁLICO, PARTE I: BULBO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i2.2022.8423Resumo
O Tronco encefálico é uma estrutura singular do sistema nervoso central, pois nele passam tratos sensoriais ascendentes da medula espinal; tratos sensoriais da cabeça e do pescoço, os tratos descendentes motores originados no prosencéfalo, e as vias ligadas a centro de movimento dos olhos. Contém ainda os núcleos dos nervos cranianos e também está envolvido na regulação do nível de consciência através de projeções ao prosencéfalo oriundas na formação reticular, no cerne do tronco encefálico. Tudo isto em um espaço muito exíguo, o que faz deste um local muito sensível as alterações patológicas que possam ocorrer, sendo que os pacientes apresentam muitos sinais neurológicos mesmo com lesões muito pequenas no tronco encefálico. Compreender a anatomia interna do tronco encefálico é essencial para o diagnóstico neurológico e a prática da medicina clínica. Outros profissionais da saúde também se beneficiam desse conhecimento para melhor manejo dos seus pacientes neurológicos. Nessa revisão, apresentamos com detalhes a anatomia macroscópica e microscópica do bulbo, bem como seus correlatos clínicos frente às lesões mais comuns dessa estrutura, conhecidas como síndromes bulbares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.