QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA? SAÚDE MENTAL DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Thais Cristina Gutstein Nazar UNIPAR/UFPR
  • Eduarda Voss Jacondino UNIPAR
  • Geisiane GEISIANE Gasparin Ramos UNIPAR
  • Ágatha Izis Pierozan da Silva UNIPAR
  • Graciane Barboza Silva UNIPAR

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8306

Resumo

A pandemia da COVID-19 alterou os cenários do mundo todo, bem como as rotinas e as formas de viver. Os profissionais da saúde fazem parte da população atuante na linha de frente, e, por sua vez, tornam-se um grupo de risco, o que causa sentimentos como estresse e ansiedade, podendo chegar a apresentar sinais de depressão. Diante disso, o objetivo deste trabalho é caracterizar a presença de indicativos de ansiedade, de estresse e de depressão, relacionando-os com habilidades sociais, em 70 profissionais da área da saúde de uma cidade do interior do Paraná. Para a avaliação de tais variáveis, foram utilizadas a Escala HAD para avaliar sinais/sintomas de ansiedade e depressão, a Escala de Estresse Percebido (EPS-10) para avaliar a variável estresse e um questionário aberto adaptado (CABALLO, 2003) para as habilidades sociais. A partir dos resultados obtidos, observou-se que a grande maioria apresenta sinais indicativos de depressão (79,7%), bem como sinais de ansiedade (78,6%), além disso, apresentam elevados índices de estresse quando comparada à amostra normativa brasileira. Dessa forma, entende-se que os profissionais da saúde estão predispostos a apresentarem resultados elevados, visto que estão expostos a um contexto estressor e de risco, necessitando também de estratégias de cuidado. Ainda, é importante que haja mais estudos na área, uma vez que o contexto da pandemia da COVID-19 é algo novo e requer novas formas de enfrentamento.

Biografia do Autor

Thais Cristina Gutstein Nazar, UNIPAR/UFPR

Psicóloga. Orientadora do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).  Doutora em Educação (UFPR). Docente do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (UNIPAR), campus de Francisco Beltrão - PR.  E-mail: thaiscg@prof.unipar.br

Eduarda Voss Jacondino, UNIPAR

Discente do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (UNIPAR) e integrante do Programa de Iniciação Científica (PIC). Endereço: Rua Caracas, Bairro Miniguaçu, nº 118, Francisco Beltrão - PR. 

Geisiane GEISIANE Gasparin Ramos, UNIPAR

Discente do curso de Psicologia da Universidade Paranaense  e integrante do Programa de Iniciação Científica (PIC) Endereço: Rua gramado, Bairro Jardim Primavera, n° 590, Francisco Beltrão - PR.  

Ágatha Izis Pierozan da Silva, UNIPAR

Discente do curso de Psicologia da Universidade Paranaense. Endereço: R. Vereador Romeu Lauro Werlang, Bairro Industrial, nº 2122, Francisco Beltrão - PR. agathaizis.pierozan@edu.unipar.br  

Graciane Barboza Silva, UNIPAR

Colaboradora do Programa de Iniciação Científica (PIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Docente do curso de Psicologia da Universidade Paranaense (UNIPAR), campus de Francisco Beltrão - PR.

Downloads

Publicado

28-03-2022

Como Citar

NAZAR, Thais Cristina Gutstein; JACONDINO, Eduarda Voss; RAMOS, Geisiane GEISIANE Gasparin; DA SILVA, Ágatha Izis Pierozan; SILVA, Graciane Barboza. QUEM CUIDA DE QUEM CUIDA? SAÚDE MENTAL DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 26, n. 1, 2022. DOI: 10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8306. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/8306. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo Original