ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i2.2022.8262Resumo
Considerados como doenças negligenciadas pela Organização Mundial de Saúde, os acidentes com animais peçonhentos são de grande relevância média por apresentarem altos índices de mortalidade e morbidade. Objetivo - O objetivo desta revisão é apresentar os aspectos epidemiológicos e clínicos dos acidentes com animais peçonhentos no Brasil nos últimos dez anos. Métodos - Foram utilizadas publicações que compreendessem os aspectos clínicos e epidemiológicos de estados, regiões ou municípios brasileiros. Para a revisão foram os artigos foram selecionados em maio de 2020, compreendendo os anos de 2010 a 2020. Resultados e Discussão - Os principais acidentes foram relacionados a serpentes peçonhentas e escorpiões. Nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste os acidentes ofídicos foram os mais recorrentes, enquanto que, na região Nordeste os acidentes com escorpiões e um estudo da região Sul um estudo destacou o araneísmo como principal acidente. Os sinais e sintomas do ofidismo variaram de acordo com o gênero das serpentes, sendo os acidentes com o gênero Bothrops predominante. Os sintomas recorrentes foram: dor, edema, equimose, hemorragia local e sistêmica e alterações na coagulação. O escorpionismo foi causado principalmente pelo gênero Tityus, sendo os casos graves relacionados ao comprometimento pulmonar. Conclusão - Os tipos de acidentes, bem como os sinais e sintomas do envenenamento apresentam muitas variáveis, como região geográfica, gênero e espécie dos animais. A melhoria da qualidade dos dados epidemiológicos e ampliação da assistência em saúde são fatores essenciais para a redução no número de casos de mortalidade e morbidades decorrentes do envenenamento por animais peçonhentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.