USO DA FOTOBIOMODULAÇÃO LASER NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS VENOSAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v26i1.2022.8240Resumo
O objetivo do presente trabalho foi relatar a eficácia da fotobiomodulação laser na abordagem de úlceras venosas de membros inferiores e como se dá o papel da enfermagem neste contexto. Tratou-se de uma revisão sistemática que utilizou as bases de dados eletrônicas PubMed, BVS, SCIELO e Lilacs, além da busca no repositório de teses e dissertações pelo cruzamento dos descritores livres e provenientes do DEcS através dos operadores booleanos AND e OR: “laserterapia”, “fotobiomodulação laser” e “úlceras venosas”. Os critérios de inclusão estabelecidos foram estudos prospectivos, teses e dissertações escritos nos idiomas inglês, português e espanhol, e publicações entre o período de 2010-2020. A revisão foi conduzida conforme metodologia PRISMA, utilizou-se os critérios de Jadad para avaliação da qualidade dos manuscritos. Dos 104 artigos encontrados, apenas 8 contemplavam os critérios de inclusão, tendo uma população total de 942 pacientes. Notou-se que a maioria dos estudos mostrou a eficácia do uso da laserterapia, principalmente quando associado ao uso da terapêutica comum, como o uso da terapia compressiva, agentes tópicos e farmacoterapia. A fotobiomodulação laser demonstrou ser eficaz, porém ainda são necessários mais estudos com o objetivo de uniformizar os parâmetros de aplicação desta modalidade terapêutica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.