UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i2.2021.8019Resumo
Introdução: Um dos desafios da atual formação dos profissionais da área da saúde é estarem atualizados e preparados para o mercado de trabalho. E, para isso está tendo a necessidade de mudanças curriculares, e o uso das metodologias ativa nesse processo de ensino é uma realidade e necessidade. Objetivo: investigar quais os tipos de metodologias ativas estão sendo mais utilizadas na formação de profissionais da saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com a utilização da técnica em cinco etapas. As palavras “metodologia ativa” AND saúde AND “ensino superior”; “metodologia ativa” AND “ensino superior”. foram inseridas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), integrada pelas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), bem como pela biblioteca Scientific Electronic Library Online (SciELO). Após a inserção dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 10 artigos para compor a amostra, que foram apresentados sob a forma de um quadro sintético. Resultados e discussão: De acordo com análise obteve-se a construção de três categorias: Aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas-ABP; metodologias ativas participativas; utilizando a simulação na educação em saúde, revelando a aplicabilidade da metodologia na teoria e prática de curso de graduação e pós-graduação da área da saúde. Conclusão: Essa revisão proporciona meios para os docentes se aprofundarem e estudares mais sobre as metodologias ativas e assim terem bases teóricas para utilizá-la com mais confiança e competência, além de servir para mudanças no ensino, serve também para mudanças pessoais na forma de pensar e modo de agir em meio social.
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