A AÇÃO DOS POLIMORFISMOS DE NUCLEOTÍDEO ÚNICO (SNPs) SOBRE O GENE FTO, SUA RELEVÂNCIA E INFLUÊNCIA NA OBESIDADE: LEVANTAMENTO CIENCIOMÉTRICO

Autores

  • Braulio Pereira Filho Bacharel em Nutrição pela UNIPAR de Umuarama
  • Elizabeti de Matos Massambani Professora dos cursos de Nutrição e de Medicina da UNIPAR de Umuarama
  • Nelton Anderson Bespales Corrêa Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama
  • Ricardo Marcelo Abrão Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama
  • Maria Elena Martins Diegues Coordenadora do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama
  • Luciano Seraphim Gasques Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i1.2021.7906

Resumo

A obesidade é caracterizada pelo aumento excessivo da gordura corporal e está ligada ao estilo de vida, ao meio ambiente e a genética do indivíduo. O equilíbrio entre ingestão e gasto energético é controlado por mecanismos neurais, hormonais, químicos e genéticos. Estudos sugerem que o gene FTO (Fat mass and obesity associated) atua como regulador primário do acúmulo de gordura corporal, quando associado a SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) específicos, predispõe à obesidade. O propósito deste trabalho foi verificar a produção científica, analisar e catalogar os estudos de polimorfismos no gene FTO associados à obesidade e suas comorbidades. A busca por publicações entre 2009 e 2018 foi realizada na base de dados SciELO com a palavra-chave “FTO”. Foram encontrados 23 artigos originais dentro dos critérios da pesquisa que correlacionam o FTO à obesidade. O nome do autor principal, país, idioma, ano de publicação, título, objetivo, polimorfismo associado e os resultados dos estudos foram extraídos e organizados para facilitar a tabulação dos dados. Também foram pesquisados os números de citações de cada artigo, utilizando-se a plataforma Google Acadêmico. Embora o Brasil se encontre em primeiro lugar em produção científica para o gene FTO na base de dados prospectada, o número de artigos originais ainda é muito modesto. Assim, os resultados encontrados podem servir de subsídio no delineamento de novas pesquisas sobre os polimorfismos do gene FTO e as causas da obesidade.

Biografia do Autor

Nelton Anderson Bespales Corrêa, Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

Ricardo Marcelo Abrão, Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

Maria Elena Martins Diegues, Coordenadora do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

Coordenadora do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

Luciano Seraphim Gasques, Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

Professor do curso de Medicina da UNIPAR de Umuarama

Downloads

Publicado

15-03-2021

Como Citar

PEREIRA FILHO, Braulio; MASSAMBANI, Elizabeti de Matos; CORRÊA, Nelton Anderson Bespales; ABRÃO, Ricardo Marcelo; DIEGUES, Maria Elena Martins; GASQUES, Luciano Seraphim. A AÇÃO DOS POLIMORFISMOS DE NUCLEOTÍDEO ÚNICO (SNPs) SOBRE O GENE FTO, SUA RELEVÂNCIA E INFLUÊNCIA NA OBESIDADE: LEVANTAMENTO CIENCIOMÉTRICO. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 25, n. 1, 2021. DOI: 10.25110/arqsaude.v25i1.2021.7906. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/7906. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão