MASLACH BURNOUT INVENTORY - HUMAN SERVICES SURVEY (MBI-HSS): REVISÃO INTEGRATIVA DE SUA UTILIZAÇÃO EM PESQUISAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i3.2020.7875Resumo
O objetivo desta revisão integrativa é analisar a utilização do Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS) em pesquisas brasileiras sobre a Síndrome de Burnout em profissionais de saúde. Foi realizada, em maio de 2019, busca sistemática nas bases de dados BVS Enfermagem, Index Psicologia, LILACS, MedLine e na SciELO com a combinação dos descritores “esgotamento profissional”, “pessoal de saúde” e “Síndrome de Burnout” no título, resumo e assunto dos artigos. Buscaram-se textos em inglês, português e espanhol, publicados entre 2013 e 2019 e com amostra de profissionais de saúde. De 1.614 artigos, 31 compuseram a amostra desta revisão. Verificou-se uma diversidade de denominações das dimensões da síndrome, nas escalas tipo Likert adotadas, nos métodos de classificação das pontuações das subescalas e de rastreamento da síndrome. Concluiu-se que o MBI-HSS tem sido empregado de distintas formas para analisar a síndrome de Burnout em profissionais de saúde, assim, essa falta de padronização pode gerar confusão entre os pesquisadores e dificultar a comparação entre os resultados das pesquisas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.