COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES PÓS-PÚBERES AVALIADA PELA ABSORTOMETRIA RADIOLÓGICA DE DUPLA ENERGIA E RELAÇÕES COM A IDADE CRONOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v25i1.2021.7829Resumo
O objetivo do estudo foi analisar a composição corporal com utilização do DXA e correlacioná-la com a idade cronológica em adolescentes pós-púberes, de ambos os sexos. Participaram da pesquisa 46 adolescentes em fase pós-puberal, sendo 27 meninas (17,23±0,98) e 19 meninos (17,65±0,74) de ensino médio de uma escola estadual da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Foram realizadas uma anamnese, avaliação antropométrica e o DXA para avaliações. O teste U de Mann Withiney e o coeficiente de correlação de Spearman foram utilizados, adotando P<0,05 para significância. Verificou-se que as meninas apresentam composição corporal diferente dos meninos (P<0,05) e que com o aumento da idade elas tendem a diminuir o percentual de gordura, embora tenha sido observado um quantitativo alto de meninas com percentual de gordura elevado. Os meninos apresentaram uma tendência de aumento do percentual de gordura e da massa magra com o aumento da idade. As medidas de conteúdo e densidade mineral ósseo dentro da normalidade, com tendência de aumento com o avanço da idade cronológica. Conclui-se que os grupos masculino e feminino apresentaram comportamentos diferenciados quanto à composição corporal e os valores apresentados trazem mais um complemento à literatura a respeito de referências para a composição corporal, obtida com o DXA, em adolescentes pós-púberes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.