DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, ATRASO MOTOR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6907Resumo
O processo humano do aprendizado é marcado pelo dinamismo e complexidade, estruturado a partir do ato motor e da percepção, dando origem a cognição. Contudo a influência da prática de atividade física e das aulas de educação física no desenvolvimento da função cognitiva ainda não é consenso entre os pesquisadores, sendo assim, esse estudo tem como objetivo verificar se crianças escolares com dificuldade na aprendizagem apresentam algum atraso motor e se a prática de atividade física contribui para melhora do processo cognitivo de aprendizagem. Foram selecionados neste estudo 7 artigos que investigaram (n=796) escolares de 6 a 12 anos. Os resultados demonstraram que a dificuldade na aprendizagem escolar está relacionada ao atraso motor e que grupos que participaram de atividades física e das aulas de educação física melhoraram o aspecto motor e o desempenho das funções cognitivas de aprendizagem. Portanto torna-se fundamental a prática de atividade física e a participação das aulas de Educação Física, devido sua contribuição no processo de fortalecimento do desenvolvimento infantil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.