PERFIL DAS MULHERES ATENDIDAS PELA AMBULÂNCIA DO PROGRAMA CEGONHA CARIOCA

Autores

  • Alan Messala de Aguiar Britto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rafaela Ribeiro da Silva Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Glauber José de Oliveira Amancio Enfermeiro obstetra pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense
  • Ilma Maques Fernandes Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UnigranRio

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6906

Resumo

Elevadas taxas de mortalidade materno-infantil permanecem como um problema no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro. Na tentativa de reduzi-las, instituiu-se em âmbito nacional, a Rede Cegonha, e a nível municipal, o Programa Cegonha Carioca, que implantou ambulâncias para atender mulheres no ciclo gravídico. O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil das mulheres que utilizaram essas ambulâncias. Trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa que permitiu analisar as fichas de atendimentos e as classificações de risco realizados por enfermeiros de uma ambulância nos períodos compreendidos entre setembro e dezembro de 2012 e de 2013. Após a analise observou-se predominância nos atendimentos urgentes  para gestantes jovens adultas, primigestas no terceiro trimestre de gestação. As principais queixas identificadas foram dores abdominais e nas costas e perdas transvaginais. Percebeu-se que foram atendidas mais adolescentes e menos mulheres com mais de 35anos que a média nacional. Concluiu-se então que novos estudos sobre os atendimentos realizados nessas ambulâncias precisam ser conduzidos para possibilitarem a análise de sua eficácia a fim de estudar a expansão desse serviço para outros municípios visando promover sua acessibilidade.

Biografia do Autor

Alan Messala de Aguiar Britto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro especialista em Enfermagem Obstétrica pela UNIGRANRIO, mestre em Ciências Biológicas modalidade Genética e doutorando em Ciências Biológicas modalidade Genética, ambos pelo Departamento de Genética do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense

Prof. Dr. Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico Universidade Federal Fluminense. Líder do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher e da Criança. Coordenador do Banco de Leite Humano /Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF

Ilma Maques Fernandes, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UnigranRio

Professora Coordenadora do curso de pós-graduação em Enfermagem em Saúde da mulher da UnigranRio

Downloads

Publicado

16-05-2019

Como Citar

DE AGUIAR BRITTO, Alan Messala; RIBEIRO DA SILVA, Rafaela; DE OLIVEIRA AMANCIO, Glauber José; HERDY ALVES, Valdecyr; MAQUES FERNANDES, Ilma. PERFIL DAS MULHERES ATENDIDAS PELA AMBULÂNCIA DO PROGRAMA CEGONHA CARIOCA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 2, 2019. DOI: 10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6906. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/6906. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo Original