ALTA PREVALÊNCIA DE Balantidium coli EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE MOREIRA SALES – PR
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6904Resumo
As doenças causadas por parasitos intestinais estão entre os mais frequentes agravos do mundo, pois é um problema de saúde pública que atinge a maioria da população. O presente estudo teve como objetivo verificar a prevalência de parasitoses em crianças de 4 a 6 anos do município de Moreira Sales, PR. A pesquisa foi composta por inquérito parasitológico e epidemiológico em crianças matriculadas em uma escola municipal em julho de 2017. O critério para inclusão no estudo foi: coletar a amostra de fezes, responder o questionário sócio-epidemiológico e ter o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelo responsável. Participaram do estudo 42 crianças com idades entre 4 e 6 anos, das quais 66,7% eram meninas. Dos participantes, dez crianças (23,8%) apresentaram infecção por Balantidium coli, sendo que destas, duas apresentaram infecção mista por Entamoeba coli. Foi observado que a maioria dos infectados tinham animais de estimação (60%), roíam unhas (60%), consumiam hortaliças (80%) e todas as crianças brincavam na terra, sendo estes alguns fatores de risco para a infecção. Diante dos resultados apresentados, é possível perceber que existem vários fatores que podem estar associados a essa parasitose, sendo os principais: saneamento básico e os hábitos de higiene. Portanto, são de grande importância a conscientização e ação profilática da população, com o intuito de minimizar as parasitoses intestinais e garantir uma melhor qualidade de vida.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.