EFEITO IMEDIATO, AGUDO E CRÔNICO DA KINESIO TAPING® ASSOCIADA À TERAPIA NEUROMOTORA INTENSIVA NA POSTURA SENTADA DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i1.2020.6888Resumo
A fisioterapia utiliza vários recursos e métodos para intervenções no tratamento da Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (ECNPI) entre eles a Kinesio Taping® (KT) e a Terapia Neuromotora Intensiva (TNMI). Estes métodos podem ser considerados relativamente novos, o que leva a necessidade do desenvolvimento de pesquisas para verificar seus efeitos em crianças com ECNPI. O presente estudo analisou os efeitos da KT® e da TNMI na postura sentada de crianças com ECNPI do tipo quadriparesia/quadriplegia espástica. Para isso, foram avaliadas 6 crianças, média de idade de 6,25, sendo que a menor idade é de 4 anos, a maior idade de 8 anos; desvio padrão 2,69. As avaliações aconteceram através do Software SAPO, onde os dados são obtidos em centímetros e a análise consiste na avaliação da vertical (eixo Y), comparando o lado esquerdo e direito, sendo assim possível à análise de maneira precisa das assimetrias. Os resultados mostraram alterações de todos os pontos anatômicos, tanto para simetria quanto para assimetria, devido ao estímulo proprioceptivo proporcionado pela KT®. No efeito agudo tivemos o efeito da KT® associado a um dia TNMI com resultados inconclusivos por variabilidade nas respostas, possivelmente pelos ajustes posturais. Já no efeito crônico, observaram-se maiores ganhos de simetria, o que nos indica que a KT® associada a um mês de TNMI traz resultados positivos para a postura sentada da criança com ECNPI. Podemos concluir que a KT®,como coadjuvante durante a TNMI, traz resultados positivos indicando maior simetria em alguns pontos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.