AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR COBRE E CHUMBO DO LAGO ARATIMBÓ - UMUARAMA - PR
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6871Resumo
Este trabalho teve como objetivo quantificar os metais Cobre e Chumbo presentes na água e no sedimento do lago Aratimbó, localizado na cidade de Umuarama-PR e analisar os indicadores abióticos de temperatura e pH da água. As coletas foram feitas em triplicatas, em três pontos distintos, em dois diferentes dias, sendo o primeiro em tempo seco, anterior a chuva e outro logo após a primeira chuva. As amostras tiveram sua temperatura e pH verificado in locu e a determinação dos metais ocorreu através de Espectrofotometria de Absorção Atômica por chama. Os resultados de pH obtiveram valores satisfatórios em todos os pontos. Em relação à concentração de metais, na água, houve maior concentração de chumbo antes da chuva e uma concentração abaixo do limite apenas para o cobre no ponto 1. No sedimento, a concentração de ambos metais foi maior antes da chuva, exceto no ponto três, onde a concentração foi maior após a chuva. É possível que os maiores valores de concentração para os metais tenham sido superiores no período de seca em virtude do volume aumentado de água após a chuva, com maior diluição dos mesmos, assim como atribuir a contaminação às atividades antropogênicas uma vez que o lago se localiza em região urbana central.
Palavras-chave: Contaminação; Metais; Lago Aratimbó.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.