A IMPORTÂNCIA DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM PARA A AUDITORIA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v24i3.2020.6750Resumo
Objetivo: Analisar a importância dos registros de enfermagem no contexto da auditoria. Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada na Biblioteca Virtual de Saúde. A busca foi realizada em janeiro de 2018. Foram utilizados os descritores Auditoria de Enfermagem; Auditoria Clínica; Registros de Enfermagem e Anotações de Enfermagem. Os critérios de inclusão foram artigos em inglês, português e espanhol, publicados entre 1983 a 2016. Resultados: Foram selecionados 20 artigos que tratavam do tema proposto evidenciando a importância dos registros de enfermagem no contexto da auditoria: facilidade na comunicação entre a equipe e demais profissionais de saúde, revisão de glosas hospitalares, redução de custos hospitalares, incentivo à educação continuada e permanente para melhoria do atendimento e qualidade da assistência, redução de erros e incentivo à prática segura. Conclusão: O estudo contribui no sentido de proporcionar ao profissional de enfermagem uma reflexão acerca da importância de um registro que retrate toda a ação inerente à sua assistência prestada, principalmente relacionada aos registros fidedignos e controles de gastos excessivos e desnecessários de materiais hospitalares, no que tange a evitar glosas e perdas à organização hospitalar e melhoria da assistência em saúde, por meio da auditoria.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.