MECANISMOS EFETORES DA RESPOSTA IMUNE NA INFECÇÃO POR Bordetella pertussis
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i2.2019.6558Resumo
A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, transmissível, com predileção pelo trato respiratório, caracterizada por paroxismos de tosse seca e considerada uma importante causa de morbidade e mortalidade infantil. A resposta imunológica humoral e celular do hospedeiro promove a delimitação da infecção, pois, essas respostas se caracterizam importantes linhas de defesa, durante a colonização e infecção da bactéria. Desta forma, esta pesquisa procurou, através de uma revisão bibliográfica, descrever acerca dos mecanismos mais eficazes de resposta imune contra a B. pertussis e abordar os mecanismos de evasão efetivados pelo patógeno. A imunidade protetora gerada por vacinas de células inteiras parece ser mediada em grande parte por células Th1, enquanto menos eficaz, do que as vacinas acelulares que induzem a produção de Th2 e Th17. É necessário que a vacina acelular seja atualizada com o intuito de incluir componentes antigênicos adjuvantes, bem como incluí-la no esquema vacinal de adolescentes e adultos, na tentativa de evitar a propagação da doença após o declínio da imunidade desses indivíduos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.