NUTRIÇÃO NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA E SÍNDROME METABÓLICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v22i2.2018.6365Resumo
A doença hepática gordurosa não-alcoólica (DHGNA) é caracterizada pelo acúmulo de gordura nos hepatócitos na ausência de ingestão alcoólica e está sendo reconhecida como a principal causa de doença hepática crônica, e um dos componentes da Síndrome Metabólica, decorrente de maus hábitos alimentares e estilo de vida sedentário. Este trabalho teve por objetivo investigar a associação entre DHGNA e fatores relacionados à Síndrome Metabólica, bem como seus aspectos nutricionais. Para o levantamento bibliográfico, optou-se pela busca de artigos nas bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. Aplicou-se a combinação dos seguintes descritores: “Liver diseases”, “Metabolic Syndrome” e “Nutrition Therapy”. Estima-se que mais de 70% dos indivíduos obesos apresentam alguma forma de DHGNA, afetando homens e mulheres. Os artigos selecionados comprovam a relação entre hiperlipidemia, resistência à insulina, obesidade e outros fatores da Síndrome Metabólica com a DHGNA. Enfim, observa-se a necessidade de mais pesquisas a respeito do assunto abordado e sua relação com a Síndrome Metabólica, devido aos impactos negativos que causam na saúde. Logo, orientações nutricionais adequadas são fundamentais para o tratamento dos pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.