INFLUÊNCIA DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR E APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i3.2019.6264Resumo
A finalidade deste estudo foi verificar a influência do índice de massa corporal e dos níveis de atividade física no desenvolvimento motor e aptidão física de jovens. Participaram 64 jovens com idade entre 9 e 10 anos de ambos os sexos, sendo avaliados: níveis de atividade física, estado nutricional, aptidão física (força, flexibilidade e resistência) e desenvolvimento motor. A amostra foi dividida em quatro grupos, estratificados pelo nível de atividade física e estado nutricional. Os dados foram comparados por meio do teste de Kruskal-Wallis (p<0,05). Resultados: 34,4% dos jovens apresentavam peso acima e 50% eram sedentários. O peso acima influenciou na resistência e na habilidade de controle de objetos, sendo que o nível de atividade física diminui o impacto da obesidade na força e na habilidade de locomoção. A flexibilidade não foi influenciada. Conclusão: atividade física e estado nutricional podem influenciar na aptidão física e no desenvolvimento motor de jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.