PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMEIROS BRASILEIROS SOBRE ENFERMAGEM E ONCOLOGIA: REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Dulcemar Siqueira Rolim
  • Éder Luís Arboit
  • Cristina Thum Kaefer
  • Nara da Silva Marisco
  • Gabriela Zenatti Ely
  • Jaqueline Arboit Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6261

Resumo

O câncer possui inúmeras implicações epidemiológicas, sociais e econômicas para o paciente e sua família. Diante desse panorama, é crescente a necessidade de profissionais qualificados para desenvolverem a assistência aos pacientes com câncer, dentre os quais se encontra o enfermeiro. Assim, este estudo teve como objetivo conhecer o que tem sido produzido por enfermeiros brasileiros sobre enfermagem e oncologia. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado em dezembro de 2016 na base de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online – MEDLINE, por meio da estratégia de busca “Enfermagem” AND “Oncologia”. Inicialmente, foram encontrados 2.245 estudos, dos quais 14 compuseram o corpus da revisão. Os estudos sobre enfermagem e oncologia versavam sobre o manuseio da dor, terapias complementares, saúde do homem, cuidados paliativos e assistência domiciliar e oncologia pediátrica. Sendo o envelhecimento um fator para o desenvolvimento do câncer, nenhum artigo falou sobre o câncer no paciente idoso o que demonstra uma lacuna quanto à abordagem da temática com essa população.

Biografia do Autor

Jaqueline Arboit, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

12-02-2019

Como Citar

ROLIM, Dulcemar Siqueira; ARBOIT, Éder Luís; KAEFER, Cristina Thum; MARISCO, Nara da Silva; ELY, Gabriela Zenatti; ARBOIT, Jaqueline. PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE ENFERMEIROS BRASILEIROS SOBRE ENFERMAGEM E ONCOLOGIA: REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 23, n. 1, 2019. DOI: 10.25110/arqsaude.v23i1.2019.6261. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/6261. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão