ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DOMICILIAR NA UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BAIRRO ZONA III NO MUNICÍPIO DE UMUARMA-PR
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.6066Resumo
O cuidado farmacêutico na Assistência Farmacêutica Domiciliar, além de contar com toda assistência existente em um estabelecimento de saúde, engloba os fatores sociais, familiares e individuais de cada paciente, em sua residência. Dessa forma, o farmacêutico assume um papel imprescindível, sendo responsável pela promoção, proteção e recuperação da saúde. Analogamente, o presente trabalho avaliou, por meio de um questionário, os moradores do bairro Zona III, no município de Umuarama - PR, além de realizar algumas orientações quanto à utilização dos medicamentos. Foram avaliados 65 pacientes, dos quais, 89,2% alegaram realizar o uso contínuo de medicamentos, destes 75,4% são mulheres e 24,6% homens, em relação à escolaridade, 9,2% declararam ser analfabetos, 44,6% cursaram a escola fundamental, enquanto 36,9% afirmam ter cursado até o ensino médio, e 9,2% concluíram o ensino superior. Posteriormente, menos da metade dos pacientes afirmaram realizar a leitura da bula, porém, 70% alegaram verificar o lote e validade dos medicamentos utilizados. Ao serem questionados sobre a forma de aquisição, 53,8% dizem comprá-los, e 32,3% adquirem por meio de compra e do Sistema Único de Saúde (SUS), 6,2% compram e recebem por meio de doações, 6,2% obtém do (SUS), ao passo que 1,5% somente por doações. Em relação à posologia, a maioria assegura segui-la corretamente, totalizando 81,5% dos pacientes. Com base neste trabalho, retificou-se a necessidade da presença do farmacêutico para orientação dos pacientes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.