PERFIL DOS ÓBITOS POR TUBERCULOSE PULMONAR EM UM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO DURANTE O PERÍODO DE 2005-2014
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v21i3.2017.5847Resumo
Objetivou-se identificar o perfil dos óbitos por tuberculose pulmonar em um município do nordeste brasileiro durante o período de 2005-2014. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, documental, com abordagem quantitativa, realizado por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade na qual a amostra foi composta por 37 óbitos cuja causa básica foi por tuberculose pulmonar. O tratamento dos dados se deu por meio de estatística descritiva simples. Houve prevalência de óbitos com idade média de 60 anos, predomínio da forma pulmonar, sem menção de confirmação bacteriológica ou histológica (81,0%), sexo masculino (65,0%), raça/cor parda (67,0%), estado civil solteiro (51,0%), parcela predominante apresentou ensino médio completo (32,0%) e aposentados (32,0%). Observou-se ainda que a maioria dos óbitos ocorreu no hospital (73,0%), com assistência médica antes do óbito (76,0%), sendo a maior parcela atestada por médico assistente (38,0%) e a maioria absoluta dos óbitos (94,0%) não foi submetida à necropsia. A presente investigação revelou o perfil de uma população fatalmente atingida pela tuberculose pulmonar, evidenciando aspectos epidemiológicos importantes a serem considerados em termos de gestão e organização dos serviços de saúde para a equidade no acesso, desenvolvimento social e intensificação das ações de controle da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.