ESTUDO COMPARATIVO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE EXTRATOS VEGETAIS DE Senna spectabilis, Rosmarinus officinalis E Eugenia uniflora FRENTE À CEPA PADRÃO DE Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853, Staphylococcus aureus ATCC 6538 E Streptococcus pyogenes ATCC 19615
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5715Resumo
O interesse em terapias alternativas e o uso terapêutico por derivados de plantas vêm crescendo nos últimos anos, obtendo um grande avanço científico no aspecto químico e farmacológico, a Organização Mundial da Saúde (OMS), considera as plantas medicinais como importantes instrumentos da assistência farmacêutica. Objetivo: Determinar atividade antibacteriana comparada entre os extratos de Senna spectabilis, Rosmarinus officinalis e Eugenia uniflora frente à cepa padrão de Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853, Staphylococcus aureus ATCC 6538 e Streptococcus pyogenes ATCC 19615. As folhas de E. uniflora, R. officinallis e S. spectabilis foram coletadas no Horto de plantas medicinais da Universidade Estadual de Maringá – UEM/PR e as cepas foram fornecidas pela Universidade Paranaense – Unipar. A atividade antibacteriana foi determinada por meio da técnica do microdiluição em placa, empregando revelador de crescimento Alamar Blue Assay (MABA). A concentração mínima inibitória (CIM) empregando R. officinalis, E. uniflora, frente a cepa de S. aureus ATCC pode revelar resultados de 125 µg/mL, para extratos de S. spectabilis o CIM foi de 250 µg/mL; para S. pyogenes o CIM de 125 µg/mL foi admitido apenas para R. officinalis e S. spectabilis, E. uniflora apresentou resultados de 500 µg/mL, para P. aeruginosa o CIM para os três extratos foi superior a 500 µg/mL. Os extratos são promissores quando empregados contra S. aureus e S. pyogenes, exceto para P. aeruginosa, no entanto cabe buscar novas alternativas para tratamento deste Gram-negativo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.