AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE MAQUIAGENS DE USO COLETIVO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5701Resumo
O mercado de cosméticos destaca-se no Brasil por apresentar crescimento mesmo diante da crise econômica. Devido ao constante aumento na utilização desses produtos é necessário avaliar a segurança microbiológica, especialmente para produtos de uso coletivo e, portanto, com maior risco de contaminação. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica de amostras de cosméticos para maquiagem, de uso coletivo, da cidade de Curitiba, Paraná. Foram analisadas quinze (15) amostras coletadas durante o período de janeiro a agosto de 2015. As análises microbiológicas foram realizadas segundo o Guia ABC de Microbiologia, objetivando a contagem de microrganismos viáveis totais e a pesquisa de patógenos. Quanto à contagem de microrganismos todas as amostras encontram-se dentro dos limites especificados pela legislação vigente. No entanto, três amostras apresentaram contaminação por microrganismo patogênico Staphylococcus coagulase positiva. Em indivíduos adultos saudáveis a utilização de cosméticos contaminados pode não representar sérios riscos, a menos que o organismo seja um patogênico primário, não sendo o caso do gênero Staphylococcus. Entretanto, pode representar perigo para pessoas com sistema imunológico fragilizado. Sendo assim, os conservantes utilizados para as preparações cosméticas permanecem eficazes mesmo após o seu uso coletivo, não apresentando sérios riscos a indivíduos adultos saudáveis.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.