O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA PESQUISA E A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: O PAPEL DOS GRUPOS DE PESQUISA

Autores

  • Luciana Portes de Souza Lima
  • Camila Mirelle Magri Cortez
  • Mara Regina Rosa Ribeiro
  • Alexandra de Paula Rothebarth
  • Juleandrea Bido Cesário

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5547

Resumo

Este estudo objetiva analisar, na percepção de docentes sobre como se dá a relação entre o ensino de graduação e os grupos de pesquisa. Estudo descritivo, qualitativo, utilizando análise temática. Foram participantes desta pesquisa líderes dos grupos de pesquisa, docentes e coordenador da faculdade de enfermagem estudada. Aprovado sob nº 796/CEP-HUJM/2010. Os resultados obtidos demonstram que apesar do desenvolvimento da competência para a pesquisa constar no Plano Político Pedagógico do curso, o ensino de graduação não supre o pleno desenvolvimento desta, assim, transfere esta responsabilidade para os grupos de pesquisa. São discutidos a necessidade de repensarmos nossos currículos a fim de articularmos integralmente o ensino de graduação e as atividades dos grupos, elaborando Projetos Políticos flexíveis que farão com que a participação em grupos e consequente produção científica não sejam percebidos como sobrecarga, nem para o docente pesquisador nem para o graduando. Consideramos que este estudo permite a aproximação com a temática em estudo, sendo relevante para a definição de objetos a serem aprofundados em pesquisas posteriores.

Downloads

Publicado

04-03-2016

Como Citar

LIMA, Luciana Portes de Souza; CORTEZ, Camila Mirelle Magri; RIBEIRO, Mara Regina Rosa; ROTHEBARTH, Alexandra de Paula; CESÁRIO, Juleandrea Bido. O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA PARA PESQUISA E A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: O PAPEL DOS GRUPOS DE PESQUISA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.25110/arqsaude.v19i3.2015.5547. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/5547. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original