FATORES ASSOCIADOS À VITALIDADE AO NASCER
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v19i1.2015.5263Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar os fatores associados à vitalidade do recém-nascido no município de Cianorte, Paraná. Realizou-se estudo descritivo e transversal, no qual foram utilizados dados das 1519 Declarações de Nascidos Vivos de 2011. Foi considerada como variável resposta a vitalidade do recém-nascido, avaliada por meio do índice de apgar de 1´ e 5´. Na avaliação da associação entre variáveis, empregou-se o teste de qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher. Conforme os dados obtidos, os fatores envolvidos na vitalidade do recém-nascido, foram: estado civil e município de moradia maternos, número de consultas de pré-natal, sexo, raça, idade gestacional e peso do recém-nascido. A realização deste estudo possibilitou identificar fatores associados à vitalidade do recém-nascido e, sobretudo, trazer à tona a reflexão sobre o modelo assistencial designado ao atendimento das gestantes e as práticas obstétricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.