MORTE E LUTO: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v18i3.2014.5196Resumo
Objetivou-se analisar e refletir sobre questões acerca da morte e luto, sua importância para a formação profissional na saúde e manutenção da saúde mental. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura, com buscas nas bases de dados LILACS e SCIELO, utilizando como palavras-chave: morte x profissionais de saúde, educação x morte. Foram encontrados 16 documentos, que foram categorizados em: vivência da morte e luto e preparo do acadêmico de saúde para a morte. As escolas de saúde precisam repensar a educação para o tema e preparar melhor seus alunos para lidar com a morte de forma individual e natural na assistência. Os serviços devem auxiliar os profissionais, principalmente, aos que assistem a pacientes em estado terminal, promovendo discussões e reflexões sobre o assunto e a educação permanente. Essas são ações conjuntas de grande importância para promover atenção mais humanizada e conscientização dos profissionais, de seus limites e possibilidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.