UTILIZAÇÃO DE FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DE CONSTIPAÇÃO INTESTINAL
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v18i2.2014.5176Resumo
A incidência da constipação intestinal está frequentemente associada à dieta inadequada e sedentarismo. Acomete indivíduos em qualquer momento da vida. O objetivo deste presente trabalho foi relacionar os medicamentos fitoterápicos atualmente utilizados no tratamento da constipação crônica, apresentando seus mecanismos de ação e seus efeitos adversos. A metodologia empregada baseou-se na pesquisa em base de dados como Scielo, Science Direct, Medline. Os laxantes utilizados clinicamente estão divididos farmacologicamente em 5 tipos, no entanto somente em 2 dessas classes se encontram representantes fitoterápicos: laxativos expansores do bolo fecal e laxativos irritantes ou estimulantes. A utilização de laxantes é produzir evacuações de boa aparência e bem hidratadas, reduzindo os sintomas da constipação crônica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.