ESTUDO DE CASO-CONTROLE SOBRE FATORES DE RISCO RELACIONADOS À HIPERTENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v18i2.2014.5171Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar a relação entre índice de massa corporal, circunferência da cintura, razão cintura quadril, percentual de gordura, uso de álcool e uso de tabaco com a hipertensão arterial em comunidades quilombolas. Trata-se de um estudo de caso-controle realizado com 50 indivíduos em 4 Comunidades Quilombolas. Os “casos” foram todos os hipertensos cadastrados no Programa de Agentes Comunitários de Saúde das comunidades. Os “controles” foram os normotensos pareados com os casos de acordo com a faixa etária, gênero e cor. Para a análise estatística utilizou-se o teste qui-quadrado e o cálculo do odds ratio. A variável razão cintura quadril que considerou como expostos indivíduos com risco muito alto apresentou diferença estatística significante entre casos e controles com odds ratio igual a 3,69. Outros estudos também demonstraram que o acúmulo de gordura na região abdominal, com topografia androide, característico de uma razão cintura quadril elevada, se comportou como um fator de risco para a hipertensão.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.