DRAMATIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INFORMAÇÃO A RESPEITO DO TABAGISMO ENTRE ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v18i2.2014.5169Resumo
O tabaco é a segunda droga mais utilizada entre adolescentes e seu uso contínuo causa cerca de 200.000 mortes por ano no Brasil, dessa forma, é relevante investigar com frequência a extensão do tabagismo e o conhecimento dessa população sobre o tema, para assim orientar estratégias preventivas e de combate ao fumo dentro do próprio ambiente escolar. Avaliar a extensão do tabagismo nas escolas públicas de Goiânia – GO e o conhecimento do jovem a respeito do tabagismo. Trata-se de um estudo experimental, analítico com 343 alunos da sexta série do ensino fundamental de 10 escolas públicas de Goiânia que foram submetidos à aplicação de um questionário antes e após assistirem a uma dramatização sobre tabagismo criada por alunos da Liga do Pulmão da Faculdade de Medicina - UFG. Média de idade de 12,5±1,0 anos, 42,1% do sexo masculino e 57,9% feminino; 1,5% fumantes, 11,6% ex-fumantes e 21,2% experimentaram cigarro por pelo menos uma vez. A média de idade de experimentação do cigarro foi de 11,1±1,6 anos. A maior parte dos alunos tem parentes (79%) ou amigos (51,9%) que fumam; 28,9% relataram que alguém em casa fuma perto deles. Os alunos apresentaram elevado grau de conhecimento prévio a respeito dos malefícios do tabaco. Após assistirem a dramatização houve aumento do conhecimento frente às questões referentes aos benefícios de se parar de fumar e síndrome de abstinência (p<0,05). As escolas avaliadas em Goiânia apresentaram baixas taxas de experimentação e de tabagismo entre os escolares de 6ª série do ensino fundamental. Os escolares apresentaram bom nível de esclarecimento sobre os malefícios do cigarro, no entanto, informações como benefícios de se interromper o hábito devem ser reforçadas nessa população. Dramatização pode ser uma ferramenta útil para esclarecimento de escolares e combate ao tabagismo.Downloads
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