O USO DA AROMATERAPIA NO COMBATE AO ESTRESSE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v18i1.2014.5157Resumo
O modelo biomédico tradicional, muitas vezes, realiza o atendimento fragmentado, não dá ênfase ao ser humano em sua totalidade. A correria do dia a dia faz com que o homem fique mais vulnerável aos agentes estressores, desestabilizando seu organismo. Por isso, há necessidade do atendimento acolhedor e humanitário por meio do cuidado integral, promovendo o bem-estar e qualidade de vida. As terapias complementares como a aromaterapia vem ganhando grande destaque nas áreas da estética e saúde. Essas terapias, segundo referenciais como os de Helman (2004), conseguem muitas vezes proporcionar para as pessoas que utilizam a sensação de equilíbrio corpóreo e bem-estar entre outros aspectos pessoais / individuais. Vários óleos essenciais são utilizados para o tratamento do estresse e devem ser manipulados por um profissional com conhecimento científico sobre os efeitos que proporciona. O objetivo do presente trabalho, consiste em uma levantamento bibliográfico da utilização dos óleos essenciais no tratamento do estresse, bem como em suas consequências a para a saúde. Conclui-se que a aromaterapia possui um papel significativo nos efeitos do estresse, pois proporciona momentos de satisfação e bem estar ao paciente.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.