CITOLOGIA E HISTOPATOLOGIA DE PACIENTES ASSISTIDAS EM UM CENTRO DE SAÚDE DA MULHER
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v18i1.2014.5151Resumo
O carcinoma de colo do útero é o segundo mais frequente em mulheres no Brasil, tendo acometido mais de 18.000 mulheres no ano de 2008. O presente estudo objetivou analisar e correlacionar os resultados obtidos nos laudos citológicos e histopatológicos, conforme a faixa etária das pacientes. Para tanto, metodologicamente foi realizado um estudo observacional transversal retrospectivo por meio de 106 prontuários de pacientes que apresentavam laudos citopatológicos e histopatológicos com atipias cervicais atendidas no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2008 no Centro de Saúde da Mulher em Piripiri, Piauí, Brasil. Foram obtidos os seguintes resultados: quanto ao exame citológico os resultados mais frequentes foram os de ASCH e ASC/AG, correspondendo a respectivamente, 39,6% e 30%. Houve maior número de pacientes com laudo de ASC/AG e ASCH no intervalo de 25 a 34 anos, correspondendo a respectivamente, 13,2% e 17,9% destas lesões. Na histopatologia, 44 casos (41,5%) foram considerados LSIL, 53 casos (50%) foram diagnosticados com HSIL e 7 casos (6,6%) foram considerados como neoplasia maligna invasiva. Sendo assim, este estudo confirma a acuidade diagnóstica dos exames citológicos e histopatológicos, tendo em vista o grande número de lesões observadas, especialmente em pacientes jovens, destaca-se a importância de orientar práticas sexuais seguras, melhor controle na frequência de rastreamento e seguimento clínico destas pacientes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.