PERFIL DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO ESPORTIVA ADOTADOS PELAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE ESPORTE DA MICRORREGIÃO DE CIANORTE
DOI:
https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i3.2016.5095Resumo
Entende-se que, a iniciação esportiva é o período no qual a criança começa a aprender, de forma específica, a prática de um ou vários esportes. A iniciação esportiva é marcada pela prática regular e orientada de uma ou mais modalidades esportivas, e o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento da criança de forma integral, não implicando em competições regulares. Entende-se também como iniciação esportiva o primeiro momento de contato com a prática específica do esporte, caracterizando-se pelo objetivo educacional, de formação integral do ser humano a fim de contribuir para seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social. Será de grande importância a aplicação sistemática, planejada e consciente de um determinado método de ensino-aprendizagem-treinamento para o êxito e evolução do nível de desempenho do praticante. Com base nesses conceitos o objetivo deste artigo foi verificar e analisar os programas e as formas de iniciação esportiva, identificando as metodologias e idades em que se dividem as respectivas estruturações de iniciação ao esporte, adotados pelas secretarias municipais de Esporte da região noroeste do Paraná, de modalidades individuais e coletivas por meio de entrevistas para gestores esportivos e técnicos ou professores responsáveis pela modalidade esportiva. Para isso, foram aplicadas pessoalmente entrevistas semiestruturadas ao supervisor ou coordenador esportivo de 11 entidades esportivas. Os resultados indicaram que as entidades promovem treinamento específico em idades abaixo das recomendadas pela literatura e permitiu sugerir adequações aos programas visando um treinamento a longo prazo para que não ocorra uma especialização esportiva precoce.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.