HUMANIZAÇÃO: NÓS ABRAÇAMOS ESTA IDEIA
Resumo
Este estudo teve por objetivo descrever a utilização de uma metodologia ativa sobre humanização do cuidado em uma atividade de educação permanente em duas Unidades de Terapia Intensiva adulto de um hospital universitário público. A ação educativa utilizada baseou-se em uma metodologia pedagógica problematizadora tendo como base o arco de Charles Marguerez. Este é composto por cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Na fase um abordou-se o descuido com a privacidade dos clientes internados; na fase dois o ponto-chave levantado foi a humanização prejudicada durante a assistência ao cliente; na fase três a teorização discorreu sobre a necessidade de cuidado com o indivíduo em seus aspectos biopsicossociais e espirituais; na fase quatro viu-se a necessidade de abordar junto à equipe de enfermagem e auxiliares operacionais onze ações e/ou cuidados considerados parte de uma atitude humanizada e, na fase cinco, aplicou-se à realidade os conceitos levantados por meio de um método pedagógico ativo. A metodologia reflexiva aplicada na fase cinco ocorreu em quatro momentos: depoimentos de pacientes deste tipo unidade, reflexão sobre práticas de humanização na atuação profissional, “Humanização: nós abraçamos esta ideia” e empatia. O foco principal desta educação permanente foi a reflexão e conscientização dos profissionais sobre uma prática humanizada, tendo como cerne a empatia. Isto foi possível mediante do uso de uma metodologia ativa problematizadora. Além disso, pode-se ver a aplicabilidade da dinâmica no cotidiano de trabalho de uma Unidade de Terapia Intensiva e, possibilidade de reprodução deste trabalho em outras instituições.Downloads
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