POTENCIAL ANSIOLÍTICO DO GÊNERO Citrus: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Max Denisson Maurício Viana Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Carolina Santana Vieira Universidade Federal de Alagoas
  • Geraldo José da Silva Neto Universidade Federal de Alagoas
  • Fabiani Tenório Xavier Póvoas Universidade Federal de Alagoas
  • Eliane Aparecida Campesatto Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.25110/arqsaude.v20i1.2016.4851

Resumo

A alta prevalência de pessoas acometidas por algum distúrbio de ansiedade associada aos efeitos colaterais da farmacoterapia a longo prazo tem motivado a procura por novas terapias. Como terapia complementar e alternativa, óleos essenciais e infusos obtidos de folhas, cascas e flores de muitas espécies do gênero Citrus têm sido utilizadas pela população para minimizar distúrbios emocionais e tem sido recomendado no tratamento da ansiedade. O presente estudo buscou analisar a literatura publicada referente ao potencial ansiolítico do gênero Citrus, através de uma revisão integrativa nas bases de dados: MEDLINE, PubMed, SciELO e LILACS, no período de Janeiro a Abril de 2014, utilizando os descritores ansiedade e Citrus e selecionados 12 artigos que compuseram a amostra do estudo. Em todos os artigos selecionados foi demonstrado o potencial ansiolítico do gênero Citrus, o qual se atribui à atividade sinérgica ou isolada dos metabólitos presentes nestes extratos e/ou óleos essenciais estudados, que se assemelham. Diante dos resultados satisfatórios já realizados em humanos, observa-se a importância e a necessidade de maiores estudos e investimentos no sentido de tornar possível a utilização desses compostos de origem natural e de fácil acesso à população na terapêutica.

Biografia do Autor

Max Denisson Maurício Viana, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Ciências Farmacêuticas (Área de concentração: Farmacologia) da Escola de Enfermagem e Farmácia.

Ana Carolina Santana Vieira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas.

Geraldo José da Silva Neto, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Farmácia pela Universidade Federal de Alagoas

Fabiani Tenório Xavier Póvoas, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas.

Eliane Aparecida Campesatto, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Celular). Docente de Farmacologia e Uso Racional de Medicamentos.

Downloads

Publicado

29-07-2016

Como Citar

VIANA, Max Denisson Maurício; VIEIRA, Ana Carolina Santana; NETO, Geraldo José da Silva; PÓVOAS, Fabiani Tenório Xavier; CAMPESATTO, Eliane Aparecida. POTENCIAL ANSIOLÍTICO DO GÊNERO Citrus: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 20, n. 1, 2016. DOI: 10.25110/arqsaude.v20i1.2016.4851. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/4851. Acesso em: 8 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão