PREVALÊNCIA DE PROTOZOÁRIOS E HELMINTOS ENTÉRICOS EM RESIDENTES DE SÃO CRISTÓVÃO, FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL
Resumo
As enteroparasitoses estão entre as infecções mais frequentes em populações de baixa renda, sendo responsáveis por frequentes alterações patológicas. Por esta razão, foi realizado um inquérito coproparasitológico entre os moradores do povoado São Cristóvão, Distrito Tiquaruçu, zona rural de Feira de Santana - Bahia, cadastrados no Programa de Saúde da Família, pertencentes às microáreas 03 e 05, durante o período 2010-2011. Das 349 amostras fecais avaliadas, 90(25,8%) foram positivas para a presença de um ou mais dos seguintes protozoários ou helmintos: Entamoeba coli (48,9%), ancilostomídeos (44,4%), Endolimax nana (12,2%), Giardia intestinalis (3,3%), Iodomoeba bustchii (2,2%), Balantidium coli (1,1%), Ascaris lumbricoides (1,1%) e Entamoeba histolytica (1,1%). A prevalência de protozoários ou helmintos foi menor naqueles indivíduos que utilizavam algum tipo de tratamento da água (P= 0,0443), bem como naqueles que tinham o hábito de andarem calçados (P=0,0005; OR=2,66; IC95%: 1,54-4,60) e naqueles indivíduos mais novos (P=0,0236). De acordo com a microárea estudada houve uma tendência de positividade mais elevada na microárea 5 em comparação à 3 (P=0,0758; OR=1,61; IC95%: 0,98-2,66). Os resultados encontrados neste estudo estão entre os mais baixos registrados na Bahia, sejam em populações rurais ou urbanas. O tratamento da água de consumo, bem como a presença da Unidade de Saúde da Família na região pode explicar, em parte, a prevalência encontrada. Portanto, a qualidade da água, contato com o solo e o aumento da idade estiveram relacionados com a prevalência de infecção por helmintos e protozoários nesta população.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.