ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA E DOS PEIXES DO LAGO ARATIMBÓ, UMUARAMA PR - BRASIL
Resumo
O objetivo do estudo foi avaliar os padrões qualitativos da água e do pescado do Lago Aratimbó, localizado na cidade de Umuarama PR, por meio de análises físico-químicas, bacteriológicas e de metais. As coletas foram realizadas in loco em três (3) pontos estratégicos do lago que foram encaminhadas para análises físico-químicas, tendo os resultados como insatisfatórias e positividade nas análises da demanda bioquímica de oxigênio e óleos e graxas. As análises microbiológicas da água obtiveram resultados insatisfatórios para coliformes totais. As análises de metais na água que foram cromo, cobre, ferro, potássio, sódio, níquel, chumbo e zinco todas foram satisfatórias dentro dos parâmetros analisados. No exame microbiológico do pescado os resultados foram satisfatórios para coliformes totais, termotolerantes, Salmonella sp e Staphylococcus aureus. Os metais analisados na amostra 1 dos peixes, tiveram presentes o potássio, sódio, zinco e ferro nas brânquias, músculo e vísceras, o cobre foi detectado somente nas vísceras. Na amostra 2 nas brânquias, músculo e vísceras encontrou-se potássio, sódio e ferro. O zinco foi detectado nas brânquias e músculo e o cobre somente nas vísceras. Na amostra 3 detectou-se potássio, sódio, zinco e ferro nas brânquias, músculo e vísceras. O cobre foi detectado exclusivamente nas vísceras. Quando comparados os resultados deste estudo aos aspectos visuais do lago Aratimbó, observou-se algumas irregularidades existentes, como algumas galerias de águas pluviais e a falta de vegetação arbórea nas margens do lago, esses fatores são associados aos malefícios, como contaminação da água e dos peixes e o assoreamento causado pelas chuvas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.