HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS: UM DIAGNÓSTICO DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
O objetivo deste estudo foi diagnosticar o estágio das habilidades motoras andar, correr, arremessar, saltar, receber, driblar/quicar e chutar, de escolares do ensino fundamental I na faixa etária de sete a oito anos, participantes de aulas de Educação Física, bem como relacionar os resultados obtidos com os padrões da literatura referentes à idade e mapear as possíveis defasagens entre estas. Participaram 110 crianças, sendo todas alunas de escola pública. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a observação direta das habilidades motoras, por meio de parâmetros organizados por Gorla (1997), por intermédio de uma ficha de análise. Os resultados indicam que o desempenho obtido pelos alunos, separados por idade, no nível médio foram de 33,3% para 8 anos e 32% para 7 anos, no nível médio alto, 63,3% para 8 anos e 56% para 7 anos e, no nível alto, 3,3% para 8 anos e 12% para 7 anos. Comparações isoladas das habilidades motoras apresentaram somente uma diferença significativa (p < 0,05) em relação ao movimento saltar (P < 0,049), não contrariando a literatura estudada. Face a esses resultados, foi possível concluir que apenas os sujeitos situados no nível alto encontram-se no nível de desenvolvimento motor ideal, entre os estágios elementar e maduro, e que, a atividade física orientada para crianças desta idade possibilita uma melhor estimulação do desenvolvimento motor, demostrando que as vivências motoras oportunizadas na infância podem exercer influência significativa.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.