LEVANTAMENTO SOROEPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR E DOENÇA DE CHAGAS EM UMA COMUNIDADE RURAL DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL - BRASIL

Autores

  • Nelton Anderson Bespalez Corrêa
  • Leonardo Garcia Velásquez
  • Joil Moreira Marques
  • Aristeu Vieira da Silva

Resumo

A leishmaniose e a doença de chagas são zoonoses causadas por parasitas do gênero Leishmania e Tripanossomatidae, respectivamente. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam que, para a leishmaniose, aproximadamente 12 milhões de pessoas estão infectadas e 350 milhões delas residem em áreas de risco, e para chagas 16 a 18 milhões os indivíduos infectados, e de aproximadamente 80 milhões a população em risco de contaminação da América Latina. Assim, o presente trabalho teve como objetivo verificar o perfil sorológico de indivíduos residentes em comunidade rural no município de Eldorado – MS – Brasil no ano de 2007. Para a pesquisa, foi empregada a reação de Imunofluorescência Indireta (IFI) para leishmaniose e IFI e ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) para chagas em 73 amostras de soro humano. Os resultados obtidos demonstraram que não houve sorologia positiva nas amostras testadas. Portanto, é importante que trabalhos como este sejam realizados em áreas rurais, principalmente aquelas próximas à matas nativas e com populações oriundas de diferentes regiões do Brasil.

Downloads

Como Citar

CORRÊA, Nelton Anderson Bespalez; VELÁSQUEZ, Leonardo Garcia; MARQUES, Joil Moreira; SILVA, Aristeu Vieira da. LEVANTAMENTO SOROEPIDEMIOLÓGICO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR E DOENÇA DE CHAGAS EM UMA COMUNIDADE RURAL DA REGIÃO SUL DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL - BRASIL. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 15, n. 1, 2012. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/3688. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original