PERFIL DE SENSIBILIDADE DE MICRORGANISMOS ISOLADOS EM UROCULTURAS DE PACIENTES COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO NA CIDADE DE PARANAVAÍ-PR

Autores

  • Tiago Pinheiro Ramos
  • Vinícius Cordeiro Bezerra da Silva
  • Layene Primon Matias
  • Vinícius Pereira Arantes

Resumo

A infecção do trato urinário (ITU) é caracterizada pela colonização e invasão de microrganismos. Estas infecções acometem homens e mulheres; porém são mais comuns entre as mulheres, a infância e a menopausa representam o período em que há maior risco da doença, sendo assim, 20% das mulheres apresentam este tipo de infecção pelo menos uma vez na vida, caracterizada como uma das infecções mais comuns entre os seres humanos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi determinar o perfil de sensibilidade de uropatógenos isolados de pacientes com infecção do trato urinário. Para tanto, foram analisadas 350 amostras de urina de pacientes com ITU, as coletas foram realizadas no laboratório escola da Unipar de Paranavaí, as amostras semeadas em Mac- Conkey e Cled e os isolados identificados segundo recomendações do Manual of Clinical Microbiology. Para determinação do perfil de sensibilidade foram empregados protocolos da NCCLS (National Commitee for Clinical Laboratory Standards). Conclui-se que, 82% dos isolados foram bacilos gram-negativos (BGN), apresentaram-se resistentes a amoxicilina, sulfametoxazol-trimetoprim, alguns isolados BGN quando expostos a ciprofloxacino, norfloxacino e gentamicina apresentaram baixa sensibilidade, da mesma forma foi possível verificar redução de sensibilidade de Staphylococcus aureus, quando comparados aos antimicrobianos comumente empregados para tratamento desta enfermidade.

Downloads

Como Citar

RAMOS, Tiago Pinheiro; SILVA, Vinícius Cordeiro Bezerra da; MATIAS, Layene Primon; ARANTES, Vinícius Pereira. PERFIL DE SENSIBILIDADE DE MICRORGANISMOS ISOLADOS EM UROCULTURAS DE PACIENTES COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO NA CIDADE DE PARANAVAÍ-PR. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 14, n. 2, 2011. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/3412. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Original