MORFOLOGIA DO ÁRBITRO DO FUTEBOL APÓS 10 ANOS NA ARBITRAGEM
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar as alterações no perfil antropométrico e no somatotipo de um grupo de árbitros de futebol de campo após 10 anos de atuação. A amostra foi composta por onze árbitros pertencentes ao quadro da Federação Paranaense de Futebol entre os anos de 2000 e 2009. O perfil antropométrico foi determinado com base nas medidas de massa corporal, estatura, nove dobras cutâneas, nove perímetros e quatro diâmetros ósseos. Com relação aos componentes do somatotipo, observou-se que o grupo analisado apresentou um somatotipo médio mesomorfo-equilibrado, no ano 2000, passando a meso-endomorfo no ano de 2009. Este aumento do predomínio do componente adiposidade deu-se porque no ano de 2000 os árbitros apresentavam uma média de 13,2±2,9% de gordura corporal, passando para 17,3±3,91% no ano de 2009. Sugere-se que as federações ofereçam aos seus árbitros, programas de condicionamento físico, associados à orientações nutricionais para melhorar o perfil atlético.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.