AVALIAÇÃO DO RISCO DE DOENÇA CORONARIANA EM ADULTOS E IDOSOS NO MUNICÍPIO DE LAGÊDO DO TABOCAL / BA
Resumo
As doenças cardiovasculares constituem uma importante causa de morbi-mortalidade, além de liderar a lista de causas ordenadas pelo indicador de anos de vida vividos com incapacidade. Nesta perspectiva, este estudo teve por objetivo avaliar o risco de adultos e idosos desenvolverem doença arterial coronariana em 10 anos, conforme o escore de risco de Framingham. Trata-se de um estudo de caráter transversal, realizado com todos os indivíduos nas faixas etárias entre 40 e 79 anos e que estavam em tratamento fisioterapêutico no município de Lagedo do Tabocal/BA, no período entre agosto de 2006 e abril de 2007, totalizando 65 indivíduos. Utilizou-se o escore proposto pelo estudo de Framingham, com a inclusão dos fatores gênero, idade, tabagismo, diabetes mellitus, pressão sistólica, colesterol total e HDLc. Os resultados evidenciaram que o alto risco de desenvolver a doença coronariana foi maior entre os idosos (40,0% homens e 21,4% mulheres) do que entre os adultos (20,0% homens e 3,8% mulheres). Entre os fatores que contribuíram para elevar o risco coronariano, a hipertensão, o diabetes, os baixos níveis de HDL e os altos níveis de colesterol total apresentaram maior prevalência nas faixas etárias mais avançadas, sendo que o tabagismo foi o único fator que apresentou prevalência menor entre os idosos, quando comparados aos adultos. Para maximizar benefícios, e minimizar riscos e custos demandados pela elevada prevalência de fatores de risco coronariano, é preciso identificar esses fatores e avaliar o risco global de desenvolvimento desta patologia, além de organizar estratégias específicas para diferentes perfis de risco, levando em conta a complexidade e a disponibilidade das intervenções.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.