Incidência de doença arterial periférica e nível de atividade física em indivíduos acima de 50 anos no municipio de Toledo
Resumo
Estimar a incidência de Doença Arterial Periférica (DAP) e o nível de atividade física em indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos do município de Toledo - PR. Para efeito de triagem, além da fi cha de identifi cação do indivíduo, realizou-se verifi cação da pressão arterial do tornozelo e do braço em 371 participantes, conforme as normas do III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Para medir o nível de atividade física utilizou-se o “Questionário Internacional de Atividade Física - Versão Curta” e para analisar a presença de outras doenças nos participantes utilizou-se o “Escore de Comorbidade de Covinski”. Observou-se que houve correlação signifi cante entre a idade e o Índice Tornozelo - Braço (ITB) para a população feminina. Para a amostra masculina, também houve correlação estaticamente signifi cante entre idade e Índice Tornozelo - Braço. Obteve-se correlação signifi cante entre o Escore de Comorbidade de Covinski e o Índice Tornozelo - Braço para as mulheres avaliadas. No entanto, não houve correlação signifi cante entre as mesmas variáveis para os homens avaliados. Não houve correlação entre o nível de atividade física e DAP para ambos os sexos. Com a análise do Índice Tornozelo - Braço da população estudada obteve-se 13,01% das mulheres e 9,80% dos homens com claudicação leve, nenhum participante apresentou DAP. Novos estudos utilizando métodos mais acurados de avaliação de aptidão física poderiam estar contribuindo para análise de sua relação com a Doença Arterial Periférica.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.