Ação dos óleos essenciais produzidos por Baccharis dracunculifolia d.c. e Baccharis uncinella d.c. (asteraceae) sobre a atividade hialuronidase
Resumo
A hialuronidase é uma enzima que tem a capacidade de hidrolisar o ácido hialurônico que se localiza no interstício celular. Esse ácido tem a propriedade de manter as células aderidas. Por ação da hialuronidase, esse polímero é transformado em pequenos fragmentos, diminuindo sua viscosidade, facilitando a difusão dos componentes antigênicos para o interior das células. Estudos com o gênero Baccharis relatam propriedades capazes de inibir a ação da hialuronidase por extratos e óleos essenciais produzidos por espécies desse gênero. Buscando avaliar a atividade antiinfl amatória de óleos essenciais produzidos por B. uncinella e B. dracunculifolia é que este trabalho foi desenvolvido. A inibição da atividade de hialuronidase foi determinada conforme metodologia descrita por Reissing; Strominger e Leloir, (1955), Aronson e Davidson (1967) e Kuppusamy; Khoo e Das (1990). Os resultados obtidos mostraram que a atividade enzimática foi inibida 77,86%na presença de 50μL do óleo de B. dracunculifolia e de 74,40% para o óleo de B. uncinella. Com esses resultados podemos verificar a capacidade dos dois óleos em neutralizar a ação da hialuronidase celular, comprovando assim, que os dois óleos estudados possuem atividade antiinfl amatória.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.