QUALIDADE DE VIDA E LACTACIDEMIA DURANTE A PROVA DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Autores

  • Jefferson Jovelino Amaral dos Santos
  • Renato Cervelini
  • Juliana Mara Martinazzo
  • Franciane Ellert

Resumo

A insufi ciência cardíaca (IC) é defi nida como um estado fisiopatológico, em que o coração é incapaz de manter suficiente
perfusão periférica para suprir as necessidades metabólicas tissulares, ou a faz a custo de altas pressões de enchimento. Os sintomas mais proeminentes são a intolerância ao exercício, com notável fadiga, dispnéia e edema periférico. Os objetivos foram avaliar os níveis de lactato sangüíneo em repouso e após atividade física (Teste de Caminhada de seis minutos – TC6), correlacionar os níveis de lactato com as classes funcionais, qualidade de vida e distância percorrida no TC6. Foram avaliados 20 portadores de IC, os quais passaram por uma triagem para alocação em classes funcionais, de acordo com a New York Heart Association e responderam a um questionário de qualidade de vida (Minnesota Living with Heart Failure). Então foram submetidos ao TC6, sendo coletada amostra de sangue capilar para a verificação do lactato antes e após o teste. Os níveis de lactato sangüíneo encontraram-se elevados em repouso e após o TC6. A distância prevista não foi de encontro à distância percorrida, a qual foi tanto menor quanto maior a idade e o comprometimento da qualidade de vida.
Não foi encontrada correlação estatisticamente signifi cante entre a variabilidade de lactato e a qualidade de vida. Contudo, foi possível constatar que houve uma redução da qualidade de vida, conforme a classe funcional.

Downloads

Como Citar

SANTOS, Jefferson Jovelino Amaral dos; CERVELINI, Renato; MARTINAZZO, Juliana Mara; ELLERT, Franciane. QUALIDADE DE VIDA E LACTACIDEMIA DURANTE A PROVA DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM PORTADORES DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 12, n. 1, 2009. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/2223. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos