INCIDÊNCIA DA DENGUE RELACIONADA ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO MUNICÍPIO DE TOLEDO – PR
Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a incidência da dengue e sua relação com as condições climáticas do município de Toledo - PR. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva do tipo ecológico misto, retrospectivo, referente ao período de 2001 a 2005, utilizando-se as seguintes variáveis para o conhecimento do diagnóstico epidemiológico e entomológico: distribuição da doença; distribuição espacial (município); temporal (ano, mês e estações); condições metereológicas (índice pluviométrico, umidade relativa do ar e temperatura). Os dados foram coletados no Instituto Tecnológico – SIMEPAR, na Vigilância Epidemiológica e na Secretaria de Combate à Dengue de Toledo. Os resultados obtidos demonstram que a incidência da dengue foi maior em 2002, quando atingiu 1,43/10.000 hab. e a sazonalidade do vetor foi variável, indo de dezembro a junho. Os dados sobre as condições metereológicas foram comparados com os períodos de incidência, utilizando-se a correlação de Spearman. Os dados da precipitação referentes aos meses de maior notificação de casos demonstraram pequena relação entre si. Já os dados da temperatura refletem o verão mais quente, que ocorreu no Estado do Paraná, durante o ano de 2002, no qual a incidência da dengue foi elevada, com uma correlação de aproximadamente de 40%.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.