Análise da eficácia do estágio supervisionado em Fisioterapia na formação profissional: uma visão do egresso
Resumo
Segundo as Diretrizes Curriculares de 2002, os cursos de graduação em Fisioterapia devem garantir uma sólidaformação básica, para começar a preparar o futuro profi ssional a enfrentar os desafi os das rápidas transformações da sociedade,
do mercado de trabalho e das condições de exercício profi ssional. O objetivo do presente trabalho foi analisar a efi ciência
do Estágio Supervisionado do Curso de Graduação em Fisioterapia na formação do profi ssional Fisioterapeuta a partir da
visão do ex–aluno. Participaram deste estudo 28 profi ssionais Fisioterapeutas graduados em 2002 pela UNIPAR. Todos os
indivíduos responderam a um questionário constando de quatorze questões objetivas com espaço para comentários. Os dados
foram tabulados para posterior análise. A maioria dos entrevistados afi rmaram estar atuando na área de fi sioterapia (85%) dos
quais 54,5% em uma área específi ca, sendo a mais freqüente a Ortopedia e Traumatologia. Todos os entrevistados julgaram
a prática curricular supervisionada do último ano como importante para sua formação e 85,7% afi rmaram sentirem-se aptos
para atuar a partir da prática curricular, demonstrando que os objetivos do estágio supervisionado vem sendo cumpridos.
Conclui-se que o estágio supervisionado é de extrema importância para a formação do profi ssional Fisioterapeuta e que
a maioria está apto para atuar imediatamente após a conclusão do curso, apesar de sentir a necessidade de uma formação
continuada. O ambiente de estágio foi considerado adequado e a duração pequena, apesar do mesmo estar de acordo com a
legislação corrente. Sugere-se que sejam avaliadas as possibilidades de inclusão de novas áreas emergentes na atuação.
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