ESTILO DE VIDA DE mulheres com ou sem osteoporose no Município de Toledo – PR
Resumo
Na mulher, a partir dos 45 anos, inicia-se a perda de massa óssea, prosseguindo até os 70 anos. A perda de massa óssea está relacionada com a genética, o estado hormonal e o nível de atividade física. O declínio natural de estrógenos, que ocorre na menopausa, prejudica a absorção e a captação de cálcio pelos ossos, podendo levar à osteoporose. Diante disso, foi realizado um estudo transversal, que teve por objetivo avaliar o estilo de vida de mulheres com ou sem osteoporose no Município de Toledo – PR. Para realização do mesmo, 193 mulheres, com faixa etária entre 40 e 80 anos de idade, foram escolhidas ao acaso e reunidas em 2 grupos: portadoras de osteoporose (PO) (n = 93) e não portadoras de osteoporose (Controle) (n = 100). A coleta de dados foi realizada por intermédio de um questionário aplicado diretamente pelos pesquisadores. Foi analizada a presença ou ausência das seguintes variáveis: menopausa; tempo de menopausa; prática de atividade; frequência de prática de atividade física; ingestão de leite por dia. Os resultados demonstraram que o tempo de menopausa foi semelhante entre os grupos estudados. A presença ou não da menopausa não interferiu no desenvolvimento da doença. O grupo que não apresenta osteporose pratica atividade física três vezes por semana. A baixa ingestão de leite foi semelhante em ambos os grupos estudados e o hábito de fumar não interferiu no desenvolvimento da doença. Concluiu-se que a prática freqüente de atividade física previne o desenvolvimento da osteoporose.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.