Rotulagem nutricional: quem lê e por quê?

Autores

  • Ingrid Aparecida Cassemiro
  • Nelson Barros Colauto
  • Giani Andrea Linde

Resumo

A alimentação saudável apresenta mérito especial para a saúde e o bem estar físico do homem. Neste contexto,
as regulamentações sobre rotulagem nutricional são vistas como ferramentas educacionais que permitem ao consumidor
selecionar melhor sua dieta. O presente estudo objetivou caracterizar e avaliar o comportamento dos consumidores de
supermercados em relação a utilização de rotulagem nutricional. A metodologia empregada consistiu da aplicação de um
questionário em uma amostra populacional de 200 consumidores selecionados aleatoriamente em supermercados da cidade
de Umuarama-Paraná. Dos entrevistados 68,5% afi rmaram consultar os rótulos nutricionais dos alimentos sendo que apenas
23% lêem a rotulagem nutricional no supermercado, antes da compra dos alimentos. Os usuários de rotulagem nutricional
são na maioria consumidores do sexo feminino, casados, com grau de instrução médio ou superior e acima dos quarenta
anos. As informações nutricionais mais lidas foram o valor calórico e os conteúdos de gordura e colesterol, todos associados
com riscos à saúde. A fonte de informação mais utilizada para se obter conhecimentos sobre alimentação e nutrição é a
televisão, no entanto a falta de informação sobre alimentação e nutrição foi citada como a principal barreira para utilização
da rotulagem nutricional para melhorar a qualidade da dieta. O grupo de usuários de rotulagem nutricional valoriza antes da
compra do alimento o valor nutricional, a qualidade e a embalagem, enquanto que os não-usuários de rotulagem nutricional
valorizam o preço e a marca.

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Publicado

22-04-2008

Como Citar

CASSEMIRO, Ingrid Aparecida; COLAUTO, Nelson Barros; LINDE, Giani Andrea. Rotulagem nutricional: quem lê e por quê?. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, [S. l.], v. 10, n. 1, 2008. Disponível em: https://unipar.openjournalsolutions.com.br/index.php/saude/article/view/136. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos