Avaliação da adesão a um programa de atividade física por portadores de diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial
Resumo
Evitar o sedentarismo resulta na redução do risco para o desenvolvimento de intercorrências como o acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e complicações circulatórias em pessoas portadoras de diabetes mellitus e/ou hipertensão arterial. No entanto, trabalhar no sentido de que a população alvo adquira bons hábitos de vida e pratique uma atividade física, pode ser um grande desafio. O presente estudo visa verificar o efeito da educação e da orientação sobre a adesão à prática de atividade física em 94 portadores de diabetes mellitus e/ou hipertensão, por meio de questionário de avaliação e diário de atividades. Encontrou-se um índice de abandono alto mas, a mudança do estilo de vida das pessoas que aderiram ao programa justifica a continuidade dos estudos e investimentos na educação para saúde.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.