Plasticidade e Regemeração Funcional do Sistema Nervoso: Contribuição ao Estudo de Revisão
Resumo
Durante o processo evolutivo, os indivíduos desenvolveram interações sociais e relações com os acontecimentos ambientais que resultaram em cérebros com abundantes circuitos neurais. Assim o termo plasticidade esteve e está presente em todas as etapas deste processo, permitindo que os neurônios do SNC dos mamíferos tivessem a capacidade de gerar novos ramos para formar novas sinapses e assim renovar os circuitos neuronais. No presente trabalho objetivamos uma revisão da literatura sobre dados referentes ao sistema nervoso central, caracterizando a plasticidade neural, plasticidade neuronal, plasticidade cerebral e plasticidade sináptica além de abordar conceitos sobre regeneração e sobre fatores neurotróficos no SNC.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.