Identificação Dos Cronotipos De Acadêmicos Do Curso De Ciências Biológicas Da Universidade Estadual De Maringá Durante O Ano Letivo De 2000
Resumo
Segundo a cronobiologia, muitas das dificuldades de aprendizado e dos problemas de adaptação à escola ou ao trabalho podem ser decorrentes de diferenças nas características cronobiológicas existentes entre os indivíduos. O aluno do curso de Ciências Biológicas, enquanto estudante, está sujeito aos horários de aulas do curso e a horários restritos para estudo extra aula e, por outro lado, enquanto profissional estará sujeito a horários de trabalho diversificados, dependendo da área de atuação. De acordo com a cronobiologia, a ruptura da sincronização entre o meio ambiente e a ordem temporal interna do ser vivo leva a uma relação inadequada do organismo com o meio e a prejuízos à qualidade de vida. Frente ao exposto, aplicou-se um questionário específico com o objetivo de identificar o cronotipo de alunos do curso de Ciências Biológicas. Pretendeu-se fornecer subsídios para posterior orientação dos alunos quanto aos seus horários ideais de estudo e de trabalho. Constatou-se na amostra estudada 1,2% estudantes definidamente matutinos, 19,6% moderadamente matutinos, 47,2% intermediários, 25,2% moderadamente vespertinos e 6,8% definidamente vespertinos. Com base nos resultados concluiu-se que: predomina o cronotipo intermediário; que a maioria dos alunos prefere estudar e trabalhar em horários condizentes com seu cronotipo, mas não o faz; e que a maior parte dos entrevistados já ouviu falar em cronobiologia. Acreditamos que o conhecimento sobre cronobiologia deveria ser incluído no currículo dos cursos de Ciências Biológicas.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.